Ideia da Galera de Fortaleza:
Glossário para Calour@s
Para ajudar você que está entrando na Universidade e estranha algumas siglas que são usadas, o glossário vai te ajudar na hora da aflição:
• C.A / D.A – Centro Acadêmico / Diretório Acadêmico/ Coletivo Acadêmico. São as representações políticas dos estudantes de um curso, sendo organizações autônomas em relação a universidade que visa lutar pelos interesses estudantis, alem de pautar também questões acadêmicas e cuidar do processo de carteiras de estudantes .
• D.C.E – Diretório Central dos Estudantes. Responsável por representar os interesses de todos os estudantes de toda a universidade. De modo simples, seria como um C.A para toda a universidade, tanto para capital quanto para o interior.
• Reitoria – Orgão administrativo máximo da universidade. Responsável por cuidar dos recursos financeiros, pensar as diretrizes político-educacionais para a universidade e executar tais atividades.
• Pró-reitoria – Orgão administrativo que se responsabiliza por um setor especifico da universidade, assuntos estudantis por exemplo. Fazendo uma analogia, seria como uma secretaria da prefeitura, no caso a prefeitura seria a reitoria. Apesar de ser responsável por assuntos específicos, ainda assim é a reitoria que da a palavra final nas deliberações das pró-reitorias.
• Erecs / Enecs - Diretamente ligados ao caráter político do C.A. São respectivamente: Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais/ Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais.
Os dois primeiros são encontros que tem caráter político e acadêmico além de servir para trocar experiências com os outros estudantes do curso da região e do país.
• G.T – Grupo de trabalho. Debatem e organizam atividades sobre assuntos muitas vezes marginalizados em sala de aula, assuntos de suma importância para a formação acadêmica dos graduandos, tais como: sociologia no ensino médio/ formação profissional.
• PIBIC – Programa Instituição de Bolsas de Iniciação Científica. Programa que permite o aluno uma experiência no ambiente da pesquisa, antes de se formar.
• Bacharelado – Habilitação que permite o graduando se formar como pesquisador, aprendendo métodos de pesquisar.
• Licenciatura – Habilitação que permite o graduando se formar como professor, colocando-o em contato com as praticas de sala de aula.
• Plenificação – Complementação da formação, por exemplo: alguém formado em bacharelado que faz plenificação em licenciatura para complementar sua formação no curso.