O Coletivo


Subverter com ciência, criatividade e  arte!
                              Histórico
O antigo Centro Acadêmico de Ciências Sociais teve sua última eleição em 2008, contava com uma sede localizada no ICHL (prevista em estatuto) cedida pelo Departamento de Letras Língua Portuguesa. Nesta época, esta sede ficou abandonada por parte do CACS. Tendo sido, apenas, utilizada pelos CA’s de Filosofia (CAFCA) e Serviço Social (CASSA)
O afastamento da base estudantil naquele ano chegou a um momento crítico e ao virtual abandono do Centro Acadêmico.
                              O Coletivo
O surgimento do Coletivo Autônomo de Ciências Sociais se deu nos corredores e salas de aula do curso, para fazer frente a inércia que causa grandes prejuízos na formação dos estudantes.
Uma proposta político-teórica que visa aliar forças dentro do ICHL com outros CA’s  e  representantes discentes dos diversos conselhos (CONSEPE, CONSUNI, CONSAD e  CONDEP) para  participar ativamente da construção do eminente Congresso de Estudantes da UFAM. Para questionar o distanciamento da comunidade acadêmica, principalmente no ICHL, das últimas gestões do DCE-UFAM.

                        Princípios
O coletivo trabalha a integração dos estudantes de Ciências Sociais de todos os períodos letivos, de tal forma que seja possível construir uma base forte de discussão e representação dos estudantes frente à instituição.
A Democracia direta se constrói a partir da participação coletiva e responsável pela base estudantil. Uma decisão fundamentada pelo consenso ou pela maioria de votos dos discentes em assembléia, mas sempre respeitando, antes de tudo, a exposição de idéias e o debate.
O Apoio Mútuo ou Ajuda Mútua é o principio que orienta nossas atitudes em direção à prática, contribuindo para a construção de sentimentos de solidariedade e cooperação. Somos contrários, então, aos princípios da  competição, do egoísmo, do individualismo e da ganância;
Ação direta é o princípio e método que carrega o sentido do protagonismo do povo auto organizado, significa dizer que é dever do povo fazer as transformações de forma direta, priorizando o exercício de suas próprias forças de união, organização e ação. Não esperamos, consequentemente, que outros hajam por nós.
A ação direta pode ser da pessoa para o grupo, do grupo para a base, da base para o movimento, e do movimento para a Sociedade;
                Fundamento
A organização estudantil, como princípio norteador da condição da vida social universitária, para resistir aos ataques governamentais à educação pública gratuita e de qualidade, considerando como marco referencial do Projeto Político-Pedagógico e Instucional da UFAM,  concebendo autonomia indissociada da sua dependência social civil e cultural. Tem, como propósito, interagir com a sociedade, assegurando-lhe o retorno dos resultados das pesquisas, ensino e extensão. Visamos garantir, para isso, a criação de mecanismos de democratização que estimulem a participação ativa dos estudantes na comunidade universitária.
O coletivo surge para combater o autoritarismo e centralismo dominante. Organização/associação  com objetivos determinados e com formas e meios necessários para atingir esses objetivos. Isolamento significa impotencia, ainda espaço para grupos impores suas vontades, mesmo que insconcientemente, aos outros (autoritarismo). A desmobilização estimula esses dados. Coletivo significa organização sem autoritarismo e verticalização. O remédio não está na organização, mas na consciência dos membros do Coletivo, ou seja, uma consiência livre consequentemente proporciona uma organização coletiva.
               Didático-Pedagógico
Segundo o estatuto vigente da UFAM:
“Art. 2. A Universidade goza de autonomia didático-científica, administrativfa e de gestão finaceira e patrimonial, e obederaçá ao prínpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”
Da finalidade:
“I. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, sem discriminação de qualquer natureza;”
 Pedagogia da autonomia:
Sem discencia não existe docencia.
Autonomia Intelectual.

           Objetivos Locais

* Impulsionar uma organização autônoma e horizontal.
Obtenção de um espaço físico
      a) Laboratórios de Mídias Livres;
      b) Biblioteca e videoteca estudantil;
 Estimular a participação dos discentes nas reuniões do colegiado.
Manutenção do cineclube “ICHL Livrebuscando criar espaços de informação e ideias.
Apoio da construção da biblioteca do ICHL, assim como do Museu Amazônico.
Recepção dinâmica dos calouros, para que  possamos INFORMÁ-LOS e agregá-los aos estudantes de outros períodos, abandonando a mentalidade depreciativa do calouro.

A INFORMAÇÃO será realizada através da estruturação do blog: coletivosociais.blogspot.com
Cartilhas de ‘Guia de sobrevivência’ no curso, UFAM e movimento estudantil.
Bem como a constante publicação do informativo CACS e atualização do Mural de Ciências Sociais, redes sociais, etc.
           ERECS
Recentemente alguns graduandos de ciências sociais, na REA/ABANNE de 2011 – Boa Vista, Roraima –, bem como em outros estados, decidiram pelo retorno da realizaçao do ERECS-Norte. As conversas realizadas na internet apontam Manaus como grande possibilidade, por sua localização central.
A retomada do encontro regional está em consonancia com o movimento estudantil de ciências sociais nacional. Os encontros de ciências sociais devem se tornar novamenteperigosos’.
    ENECS
O Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais  (realizado anualmente), bem como o ERECS, são expressões do movimento estudantil de Ciências Sociais. Nos últimos anos, o ‘turismo’ se tornou latente em quase todos os encontros estudantis em diferentes cursos. Devemos buscar formas para unificar propostas durante o ERECS-Norte, assim como garantir melhor preparação para  o ENECS, FELAA, CIEURA, bem como outros congressos internacionais em outras áreas.
REFERÊNCIAS
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis: Princípios e Objetivos - http://www.mncr.org.br/box_1/principios-e-objetivos
Escritos Revolucionários. São Paulo : Imaginário.
Legislação Educacional: Regimento Geral – UFAM.