segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Portal UFAM: Saldo positivo em evento

                       Apresentação do CACS na sexta-feira: Assembleia do Colegiado.
 
Para Marcelo Seráfico, foram traçados dois pontos convergentes para a Semana das Ciências Sociais, estabelecidos em desafios e perspectivas na Amazônia, teve como suporte as palestras de três personalidades expressivas no cenário local e nacional. As professoras Marilene Corrêa e Edna Maria Ramos Castro foram as palestrantes que possibilitaram uma abordagem reflexiva de formação e atuação do profissional das Ciências Sociais.
Já o pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e membro diretor da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Henyo Trindade Barreto Filho, foi o terceiro palestrante, o qual fez uma retrospectiva das primeiras inserções de regulamentação profissional do antropólogo, assim como abordou sobre as legislações específicas para a atuação desse profissional em várias áreas do conhecimento. O pesquisador atuou por quatro anos ministrando aulas no curso de Ciências Sociais da Ufam.

Metas atingidas
Seráfico acredita que de fato as metas foram atingidas, pois considerou as abordagens das palestras necessárias, as quais pontuaram questionamentos e provocações, no sentido de que houvesse uma reflexão mais ampla sobre a formação do cientista social na Amazônia.
O professor ressaltou que durante o evento houve apresentações de decisões importantíssimas, resultante das incansáveis reuniões do colegiado em que no seu conteúdo principal trás o formato do perfil profissional que deverá atuar tanto no desenvolvimento da pesquisa acadêmica  quanto  ao desenvolvimento das atividades de  consultoria, assessoria e pesquisa vinculados a órgãos públicos e instituições privadas.
“A idéia é qualificar o profissional no bacharelado em Ciências Sociais para que este possa atuar na pesquisa científica e nas demandas exigidas pelo mercado de trabalho”, completa.

Retomada para realização do evento
O professor lamenta que esse tipo de evento não ocorria com freqüência nos últimos cinco anos e atribui a vários motivos para essa interrupção . “A realização da Semana é uma retomada e um esforço do colegiado para manter permanentemente essas discussões. É importante mencionar o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para a realização do evento”, comenta.
Projeto Político Pedagógico
Para o coordenador, a importância do evento não perpassa somente ao aluno de graduação. Segundo Seráfico, com a reformulação o Projeto Político Pedagógico permitiu o envolvimento dos alunos dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Sociologia e Sociedade e Cultura na Amazônia. “Então, isso tem possibilitado pensar na articulação dessas duas esferas, permitindo a autonomia entre elas”, frisa.
Nesse sentido, o coordenador conclui que o Curso de Ciências Sociais não deve somente formar alunos para que estes sigam o campo das pós-graduações. Seráfico aponta novas possibilidades e oportunidades de trabalho no campo das ciências Sociais que não são atendidas exclusivamente para as pós-graduações.

Link: Portal UFAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário