O filme de longa metragem Sagrada Terra Especulada - A Luta contra o Setor Noroeste narra um período de lutas contra o bairro de alto luxo arquitetado pela especulação imobiliária do Distrito Federal. Vale lembrar que o projeto do Setor Noroeste foi dado de presente ao Governo do Distrito Federal por nada mais nada menos que a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal - ADEMI-DF.
Tendo como enfoque a resistência realizada na Reserva Indígena Santuário dos Pajés, o filme afirma o direito indígena e traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação. O blefe da sustentabilidade também é apresentado como agregador de valor e explorado cínicamente em campanhas publicitárias sem escrúpulos. De outro lado, o documentário mostra a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta pela preservação do santuário e respeito a natureza.
Narrado pelo rapper GOG, e realizado colaborativamente, sem nem um tipo de apoio institucional ou patrocínio, o documentário pode ser assistido e distribuído gratuitamente.
* retirado de http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/09/496734.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário